quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conceitos: Finalidade do Homem e O que é a Bíblia

Qual a finalidade da existência do homem?

A finalidade principal da existência do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre¹.
O Glorificamos, quando cremos em Seu nome, quando O confessamos diante de todos os homens, louvando-O, defendendo a Sua verdade, buscando  a Ele antes de todas as coisas.

1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”


O que é a Bíblia?

É a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência², tendo sido escrita por intermédio de homens, mas com inspiração e autoria divinas.

2 Timóteo 3:15-17 :“e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Todos os livros que não se encontram no cânom ou compêndio das escrituras são denominados Apócrifos ou não-inspirados, não podendo então ser utilizados como livros santos, somente como quaisquer outros escritos humanos. Além disso, nenhum outro escrito tem a mesma autoridade, veracidade e legitimidade que as Sgradas Escrituras. Como sendo a revelação plena de Deus, não há em nossos tempos nenhum outro modo de revelação divina que não seja a Sua Palavra, sendo que ela é perfeita e completa.

Gálatas 1:8-9: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”

Tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre a  nossa vida aqui na terra, acerca da salvação, de como Glorificá-Lo e todos os mistérios revelados acerca do Universo, se encontram nas Sagradas Escrituras. Porém, somente os capacitados pelo Espírito Santo conseguem interpretar as Verdades Bíblicas e aplicá-las em suas vidas.



¹ Estudos No Breve Catecismo de Westminster – Leonard T. Van Horn
² Confissão de Fé Batista de 1689 (Confissão Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário