sábado, 23 de julho de 2011

Livre-Arbítrio e Soberania Divina: É possível conciliar essas duas doutrinas?

Atualmente, em muitas igrejas que “afirmam professar” o Verdadeiro Evangelho, crê-se e fala-se muito acerca de uma doutrina: Livre-Arbítrio. Porém essa doutrina é realmente bíblica? Ela está em consenso com as outras doutrinas que encontramos nas Sagradas Escrituras?
Vamos tentar esclarecer de forma objetiva algumas das perguntas que surgem quando falamos desse assunto.
Primeiramente vamos conhecer alguns conceitos:

Livre-Arbítrio: Liberdade “total” de qualquer espécie de controle, seja ele natural ou sobrenatural, dando ao ser em questão total liberdade em uma escolha moral, independentemente de suas inclinações, desejos e pensamentos.
Livre-agência ou Livre-ação: Liberdade de um ser de tomar decisões a respeito daquilo que quer  fazer, escolhendo como lhe agrada, de acordo com suas inclinações naturais, sua consciência e seus pensamentos. É uma característica natural do ser humano.
Soberania Divina: Total e absoluto controle sobre todas as coisas, sendo que nada, em hipótese alguma, foge do controle Divino.

Para podermos falar sobre Livre-Arbítrio, devemos saber distingui-lo bem da Livre-agência.  De forma bem resumida, podemos dizer que o Livre-Arbítrio consiste em tomar decisões livres, independentemente da situação espiritual em que se encontra quem toma a decisão. Livre-agência consiste em tomar decisões segundo a condição espiritual (ou “segundo o coração”) em que se encontra quem toma a decisão. Então, porque não teríamos Livre-Arbítrio?
A razão é simples: o ser-humano, após a queda (no Jardim do Éden), tornou-se escravo de sua natureza pecaminosa, sendo assim, ele só age e toma decisões de acordo com essa natureza, uma natureza corrupta e contrária ao santos Preceitos e Estatutos de Deus. Por isso o homem em sua condição natural, não pode por si próprio buscar a Deus ou viver em uma plena e verdadeira vida cristã, sem regeneração do Espírito Santo.

Romanos 3:9-18: “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.  A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,  a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;  são os seus pés velozes para derramar sangue,  nos seus caminhos, há destruição e miséria;  desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.”
Salmos 53:1-3: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem. Do céu, olha Deus para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.  Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um.”
1 Coríntios 2:14: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
Salmos 51:5: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Efésios 2:1-9: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie.”

Outros versículos: Jó 14.1-4; Sl 53.1-3; Sl 14.1-3; Rm 5.12; Ec 9.3; Tt 1.15,16; Sl 10.4; Rm 6.16-23; Ef 2.1-3; 2Cr 6.36; Jó 15.14-16; Tg 3.2; Entre outros.

O Livre-Arbítrio também é incompatível com a Soberania de Deus, pois se o homem tem controle sobre si próprio, Deus não teria poder sobre a vontade humana. Deste modo, Deus já não seria Soberano, pois Seu poder seria limitado pela vontade do homem, não possuindo mais controle sobre todas as coisas.

Você crê em Livre-Arbítrio? Cuidado com a resposta desta pergunta, afirmar essa doutrina é “remover” alguns dos principais atributos de Deus: Sua Soberania e Sua Onipotência. Essa doutrina prega o extremo oposto do que as Sagradas Escrituras pregam! Essa doutrina prega um Deus limitado pelo poder de escolha do homem e inferior a vontade humana! Quem crê nessa doutrina, blasfema contra Deus, torna-se inimigo declarado dEle! Ser inimigo do Deus Altíssimo é inimaginavelmente terrível! As Escrituras falam sobre os que estão debaixo de Sua Ira:
Naum 1:2-10: “O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha. Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam. Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas. O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. Mas, com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas, perseguirá o SENHOR os seus inimigos. Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.  Porque, ainda que eles se entrelaçam como os espinhos e se saturam de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca.”

Essa mensagem fez você refletir? Te fez quão miseráveis somos diante do Deus Altíssimo? Fez-te querer entregar tua vida nas mãos dEle e glorificar Seu Santo Nome? Então Deus te livrou da escravidão do pecado, para uma vida de luz e santidade, tirou o seu antigo coração de pedra e o trocou por um coração de carne!
Se não, que o Deus Altíssimo tenha misericórdia de sua alma.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conceitos: Finalidade do Homem e O que é a Bíblia

Qual a finalidade da existência do homem?

A finalidade principal da existência do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre¹.
O Glorificamos, quando cremos em Seu nome, quando O confessamos diante de todos os homens, louvando-O, defendendo a Sua verdade, buscando  a Ele antes de todas as coisas.

1 Coríntios 10:31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”
Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”


O que é a Bíblia?

É a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência², tendo sido escrita por intermédio de homens, mas com inspiração e autoria divinas.

2 Timóteo 3:15-17 :“e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Todos os livros que não se encontram no cânom ou compêndio das escrituras são denominados Apócrifos ou não-inspirados, não podendo então ser utilizados como livros santos, somente como quaisquer outros escritos humanos. Além disso, nenhum outro escrito tem a mesma autoridade, veracidade e legitimidade que as Sgradas Escrituras. Como sendo a revelação plena de Deus, não há em nossos tempos nenhum outro modo de revelação divina que não seja a Sua Palavra, sendo que ela é perfeita e completa.

Gálatas 1:8-9: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”

Tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre a  nossa vida aqui na terra, acerca da salvação, de como Glorificá-Lo e todos os mistérios revelados acerca do Universo, se encontram nas Sagradas Escrituras. Porém, somente os capacitados pelo Espírito Santo conseguem interpretar as Verdades Bíblicas e aplicá-las em suas vidas.



¹ Estudos No Breve Catecismo de Westminster – Leonard T. Van Horn
² Confissão de Fé Batista de 1689 (Confissão Londrina)